Páginas

Bem vindos ao Minaka Dojo. Oferecemos aulas de Aikido, Tai-Chi e Relaxamento e Fortalecimento.

Venha fazer uma aula experimental!


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Aprendizagem nas Artes Marciais


      Hoje em dia estamos acostumados com o ensino baseado em raciocínio e lógica e, de fato, é um bom método para aprendermos a maior parte das matérias durante nosso crescimento, contudo quando nos deparamos com um treinamento marcial, observamos que nem sempre a explicação e raciocínio ajudam no processo de aprendizagem.
       Podemos fazer um paralelo com outras artes, por exemplo o desenho, quando começamos a desenhar é nos dada uma explicação básica e logo somos colocados a desenhar algo, podemos dizer que desse processo a explicação ocupa 10% do tempo enquanto os outros 90% são aplicados ao desenho. O desenho, assim como várias outras artes, exigem a coordenação entre corpo e mente, palavras não fazem com que essa coordenação melhore, mas a prática, a repetição, e o processo de erros e acertos ajudam nesse processo, e daí sim, depois de muito repetir, podemos receber alguma explicação ou ler algo que nos ajude a intender aquilo que já praticamos e continuamos a praticar.

Eis um pequeno trecho de uma reportagem por Hiroshi Ikeda (7 Dan :


A primeira questão é que devemos treinar com o corpo e não com a cabeça. É bom recebermos muito ukemi (queda) para sentir na pele o que é treinar. Se você usar demais a cabeça, seu aikidô ficará muito intelectualizado e isso afetará de forma negativa seus movimentos corporais. Minha filosofia é aprender e entender o aikidô com o corpo.


Há também um excelente texto que procura explicar o processo de aprendizagem nas artes marciais de uma forma mais categórica:  http://aikidoal.blogspot.com.br/2010/05/aprendizagem.html



E para descontrair, um vídeo da Sensei Okamoto Yoko, aproveitem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário